Matheus Nachtergaele/Foto: Leo Aversa/Divulgação

‘Processo de Conscerto do Desejo’, homenagem que Matheus Nachtergaele à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968, fará temporada de 25 de janeiro a 4 de fevereiro, às 19h, no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

A peça teve sua estreia em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana (MG), um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe de Matheus, além das canções por ela adoradas. O título mistura as palavras concerto e conserto.

Matheus Nachtergaele /Foto: Leo Aversa/ Divulgação
Matheus Nachtergaele /Foto: Leo Aversa/ Divulgação

Na segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há dois anos na estrada, já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção desse espetáculo, segundo o ator e diretor, acontecerá diante do público: “Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”, afirma.

O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Deixe um Comentário