Zezé Motta, Tom Farias e Hélio de La Peña/ Foto: Caio Basílio Costa/ Divulgação

O lançamento de ‘Carolina – Uma Biografia’, pela Editora Malê, sobre Carolina Maria de Jesus, escrita pelo pesquisador e ensaísta Tom Farias, aconteceu na noite desta terça-feira, 20, na Livraria da Travessa, em Ipanema. Em 1960, ao lançar seu livro ‘Quarto de Despejo’, Carolina se tornou uma celebridade. A publicação, que registrava o cotidiano precário em uma favela de São Paulo, onde criava três filhos, foi traduzido e publicado em mais de 40 países.

O livro entrelaça uma pesquisa ambiciosa sobre a vida da escritora com uma interpretação crítica de sua obra. O autor investiga a infância da autora em Sacramento, Minas Gerais, seu trabalho como doméstica, sua vida na favela e sua inserção no mundo intelectual. Na última parte, fica claro o contraste entre a fama meteórica e o ostracismo de seus anos finais. 

Zezé Motta, que já viveu a vida de Carolina no telão e recebeu vários prêmios, sonha em produzir uma peça baseada na história da escritora e catadora de lixo, prestigiou o evento, assim como Ruth de SouzaMartinho da Vila, o ator Hélio de La Peña, o escritor Geraldo Carneiro, a jornalista Miriam Leitão e o marido, o sociólogo Sérgio Henrique Abranches.

Deixe um Comentário